segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Descentralização

por Fabrício Gomes

As várias ferramentas de comunicação via internet hoje disponíveis, ao lado do acesso cada vez mais fácil a equipamentos de gravação e produção musical, criaram as condições para o surgimento de uma nova realidade: a produção e circulação de música gravada estão cada vez menos limitadas pela localização física do músico criador. Isto tem estimulado alguns músicos a desenvolver suas carreiras longe dos grandes centros.

Um exemplo desta nova atitude é dado pelo trompetista norte-americano Cuong Vu. Depois de viver em Nova York por doze anos e criar uma boa reputação na cena do Jazz nova-iorquino (e de ter também bastante exposição, devida principalmente ao tempo em que fez parte do Pat Metheny Group), ele resolveu voltar a morar em Seattle, sua cidade natal. Com isso, acabou também por dar um grande impulso à cena do Jazz moderno em Seattle, principalmente através de sua atividade como professor na Universidade de Washington. Um grupo formado por alguns de seus ex-alunos na universidade, o Speak, tem se apresentado até em festivais de Jazz pela Europa.

Além disso, alunos e ex-alunos organizaram uma session semanal, dedicada à improvisação e apresentação de novas composições. As apresentações eram gravadas e disponibilizadas pela internet. Essa atividade acabou gerando um selo, o Table and Chairs Music, pelo qual o próprio Cuong Vu acabou lançando alguns projetos novos e relançando discos antigos.

Somando a isso tudo o fato de que o guitarrista Bill Frisell também está morando em Seattle, podemos apostar que o clima lá deve estar bem legal pra quem gosta de Jazz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário